Oficinas Kinoforum de realização audio visual

O Projeto: Os objetivos das oficinas são: aproximar a população do cinema, como forma de expressão popular; viabilizar a produção de filmes em formato digital – com baixo custo e facilidade de realização, estimular o crescimento e o interesse dessas comunidades no que se refere à produção cultural e audiovisual como um todo. Caracterizando-se assim como um modelo de ação cultural, que produz cinema, revelando novos olhares e integrando o Festival em toda a cidade.

Como? Na abertura das Oficinas após o primeiro encontro com os 20 participantes selecionados em conjunto com os parceiros locais, exibe-se na Comunidade uma seleção de curtas metragens nacionais aberta ao público, com entrada franca. Essa seleção será composta por filmes em película de cinema, já exibidos em outras edições do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Iniciando-se os trabalhos desenvolvem-se, na primeira fase, argumentos e roteiros individualmente, e depois em grupo, até à gravação de quatro vídeos por oficina. Além da direção dos vídeos, os jovens operam os equipamentos (câmeras digitais, microfones etc.) e participam do processo de edição que acontece nas próprias comunidades. Todos os vídeos serão exibidos para as comunidades que os produziram e também serão incluídos na programação das edições do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo

Quando: O projeto deve realizar 8 módulos de oficinas durante o ano, sendo 3 de Produção e Realização sucedidas por 1 de Aperfeiçoamento, em cada um dos semestres. As Oficinas incluem também uma sessão pública de cinema para a comunidade no primeiro dia e a exibição para as diferentes comunidades dos trabalhos realizados. Cada oficina têm duração de 3 semanas, e um total de 60 horas.

Quem? As Oficinas estão direcionadas para jovens na faixa de 17 a 25 anos com interesse no campo audiovisual, sem necessidade de experiência prévia na área. O projeto pretende atender especialmente a população carente das comunidades da periferia da cidade de São Paulo. Estima-se em 200 alunos das oficinas e 4.000 espectadores nas sessões de Cinema na Comunidade. A responsabilidade do projeto está a cargo da equipe da Associação Cultural Kinoforum que realiza o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo em colaboração com profissionais da área audiovisual. A coordenação das oficinas é do cineasta Christian Saghaard, que divide a direção pedagógica com Moira Toledo. As oficinas contam ainda com o diretor de fotografia Rodolfo Figueiredo e o editor André Francioli e uma equipe de suporte técnico e de produção. O apoio de agentes culturais das Comunidades envolvidas é fundamental para realização do projeto que conta com o apoio de parceiros da iniciativa privada.

para mais informações: http://www.kinoforum.org.br/oficinas/

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s